sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mestres - Aqueles que nem sempre ajudam.

Olá, e sejam bem-vindos a nossa humilde Taverna. Meu nome é Musashi e estou aqui para ajudar o Kirano com os assuntos que mais nos interessam (ou não) sobre RPG.

Eu estava atualmente sem muita inspiração pra fazer nada, e os inúmeros RPGs que estava jogando atualmente não estavam colaborando com isso, mas uma dose de musicas psicodélicas realmente fazem o meu consciente e meu subconsciente trabalhar melhor e agora estou aqui mandando uma dica para os mestres de plantão.


BATALHANDO CONTRA O MESTRE?

É meus amigos, se vocês acham que isso é apenas algo que passa pela minha mente insana estão muito, mas muitíssimos enganados. Alguns mestres ainda não conseguem perceber o poder que tem em mãos e realmente jogam contra os jogadores, estou aqui para dar umas dicas de como poder mudar isso.

“Éramos sete, um bárbaro Meio-Orc, um ladino Halfling, um monge, uma guerreira, um guerreiro, e um clérigo Humanos, e eu, um feiticeiro Elfo. Estávamos a procura dos anéis de poder que nos permitiriam encontrar a mulher que tinha seqüestrado a filha do rei daquele império. Já tínhamos pistas de onde um daqueles artefatos se localizava, e fomos parar em uma caverna onde fomos capturados por um grupo enorme de Kobolds que por fim nos soltou e nos mostrou o caminho para matar a besta que eles tanto falavam. O cheiro de podridão no lugar era muito forte, e o caminho por onde nos dirigíamos era estreito e escuro, nossa visibilidade só não era nula por conta das tochas que carregávamos. Chegamos finalmente ao lugar onde era o covil da criatura, algo era visível sobre um altar de pedra, o maldito Ladino correu para busca-lo e praticamente no mesmo instante foi desintegrado, logo após isso uma criatura apareceu do escuro, possuía olhos nas pontas dos tentáculos que balançavam por cima de um olho maior enquanto levitava sobre alguns centímetros do chão, era um Beholder e estava a nos encarar.”

Isso que eu acabei de narrar foi uma das campanhas que jogamos com um amigo nosso narrando. Quem já jogou D&D alguma vez na vida tem idéia do que é um Beholder e o que ele pode fazer, não é uma criatura extremamente forte, porem oferece certa dificuldade, e se os personagens forem todos do 2° nível é basicamente uma fera imbatível. E é disso que resolvi falar aqui, o mestre jogando contra os personagens.

O que quis dizer com toda aquela narração lá em cima foi que as vezes alguns mestres perdem a noção do poder que possuem em suas mãos e acabam pondo desafios quase impossíveis frente aos personagens. Não se sabe realmente o motivo dessa falta de senso, talvez seja o costume do mestre de enfrentar algo e agora para se satisfazer acabar enfrentando os jogadores, ou algo muito alem da nossa compreensão.

Bem, se formos resgatar os princípios do RPG o mestre é basicamente o papel mais importante de toda a mesa, já que ele cria a história onde os personagens estarão inseridos e é responsável pela diversão dos jogadores e inclusive dele mesmo. Então será que a questão dos desafios intransponíveis não acaba tornando o jogo meio chato e impossível?

Então a dica pros mestres é começar a ver o tipo de coisas que desafiam os PCs, já que não somos semi-deuses que vencerão tudo que vier pra frente. E se quer dificultar pros personagens, então porque não por alguns desafios inteligentes e não apenas um Dragão Cromático Vermelho Grande Ancião?

----

Bem essa foi minha dica e espero ter ajudado, depois eu apareço dando mais dicas importantes (ou não) pra vocês. Agora tenho que ir atender os outros clientes, obrigado e volte sempre.

Obs:. Recado da equipe da Taverna como um todo. D3system, blog muito conhecido de RPG, começou uma campanha séria de divulgação do RPG, como esta casa foi feita também com esta intenção estamos colocando um link para a página deles que contém a explicação do evento e como participar:

A quem interessar leia e participe.

Nenhum comentário: