quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Personagens PT3 - A Arte de Criar Pessoas



Fazendo um teste. Colocarei uma musica no post. Essa eu achei muito clima de Taverna, não tanto quanto outra música que tenho aqui, mas essa é a que esta disponivel no momento.

Após uma semana movimentada, tanto dentro quanto fora da taverna. Estou aqui novamente. FINALMENTE outros escreveram aqui além de mim, Tifa com sua estréia pouco depois da admissão e Musashi que demorou mas finalmente entrou no eixo.

Antes de começar o meu texto, vamos para alguns recados:

Como é perceptível pelo Banner que foi instalado abaixo da descrição do Blog (olha pra cima) a Taverna aderiu ao Circuito de Fim de ano D3system.
Para aqueles que têm preguiça de clicar no Banner ou no link no final do post do Musashi vou explicar por alto o que é a idéia.
Fim de ano chegando, férias (para alguns), alegrias (para muitos)... E afins. Por que não aproveitar essa época e levar o RPG para instituições dispostas a receber. Escola, orfanato, igreja, biblioteca, tudo vale. Junte alguns amigos, entre em contato e avise para algum blog que esteja fazendo a divulgação (links mais abaixo) indicando a instituição, pois outras pessoas poderão querer ajudar. Lembre-se também que você poderá doar algo, um livro e outras coisas, para ajudar a manter a chama do RPG viva dentro da instituição.
A Taverna, por enquanto, está apenas fazendo divulgação. Mas estou tentando ver ser ajudo em algo do Rio de Janeiro. Não vou eu organizar pois meus horários são extremamente confusos para eu organizar algo do gênero. Se você está organizando algo no Rio, avise-me (t.dragaoazul@gmail.com).

Quem Está Participando?

Por enquanto, temos os seguintes participantes confirmados:

Equipe D3system

Lar de Maria em Santo André - aguardando confirmação

Terra do Nunca

Aguardando confirmação da instituição.

Equipe Taulukko

Casa do Zezinho - a partir de 05 de janeiro

Os amigos que estão auxiliando na divulgação:
Terra do Nunca
Toca do Lobo
PopDices
Blog do Inativo

Aventuras Prontas e “Props”:

• Aguardando sua aventura!

Doadores:

• Aguardem a lista atualizada.
Orkut:

Circuito D3System — Abra um tópico para sua cidade ou evento.

Para mais, clique no Banner e leia o artigo completo no D3system.


Após este recado de extrema importância, vamos a mais um recado. Em negociação MAIS um taverneiro. Por quê? Você se pergunta, porque já temos 3 taverneiros gerais, mas e aqueles que vão falar de sistemas? Dos lançamentos, das resenhas e de todo o resto de um sistema? Ainda não temos... Ao que parece logo teremos a estréia de um falando de D&D, aguardem.

Personagems Pt3 – A Arte de Fazer Pessoas

Bom. PRIMEIRO, antes de começar. O da Tifa eu considero pt2 porque ela falou do tema e pronto.

E agora vamos lá.

A arte de fazer pessoas.

Começarei falando com você, que ao ler este titulo pensou “Mas e se eu fizer um ogro?”. Segundo o nosso grande amigo dicionário a palavra pessoa também identifica personagens, então...
Bem, te chamaram para jogar um RPG, lindo, maravilhoso. Você irá se divertir, sensacional. Mas falam o tema do RPG e você empaca em que personagem fazer. Isso é mal, muito mal.
Fazer o personagem é, para muitos, a parte mais divertida do RPG. Pensar como seu personagem é, suas habilidades, porque ele as tem e por ai vai. A gama de idéias é extremamente grande escolher uma é difícil. Em vista disto vamos fazer a triagem do método de seleção para isso.

Oh, o que sou? Quem sou?

Nossa querida taverneira já falou de nome, não irei entrar em detalhes profundos disso. Mas o nome tem a ver com outros detalhes de sua ficha: raça. Então, como escolher raça?
Simples, escolhendo a classe.
MAS É CLARO, ERA TÃO OBVIO COMO NÃO PENSEI NISSO? Mas... E como escolher a classe?
Agora vem a parte legal, pois é dessa escolha que toda sua ficha será baseada. A classe, o que é a classe, para os mais novatos. Classe é tecnicamente a profissão, a categoria em que seu querido e poderoso personagem se enquadra, guerreiro, paladino, clérigo, ladino e uma infinidade de outras categorias, essas são as classes.
QUERO FAZER UM GUERREIRO QUE ESPANCA TODO MUNDO. QUERO DAR PORRADA.
Ok, então um guerreiro assim quase nunca seria um elfo engomadinho e cheio de frescura. Um orc seria um ótimo guerreiro desse jeito. Além de que, em quase todos os livros de regra, um orc ganha bônus de força e/ou outras coisas, que prevalecem sua existência como um guerreiro que espanca geral.

Então, por enquanto vamos a checklist para a criação do personagem:
___ Escolher Classe.
___ Escolher Raça.

Espelho, espelho meu, há alguém mais bonito que eu?

Você definiu sua classe e sua raça. Hora de exigir mais de sua incrível e sensacional imaginação. Pois agora deve decidir como você é. Aqui haverão algumas influências técnicas. Sistemas que possuem carisma como atributo devem ser levados em conta para definir isso, mas NEM TANTO. Como já rolaram de explicações por ai, carisma nem sempre precisa significar algo físico, alguém com carisma baixo, pode ser lindo, mas ser tímido, gago... E outras coisas. MAS, o mais fácil é considerar baixo carisma como aparência. Então, carisma deve ser levado em conta, mas a raça e a classe TAMBÉM. Um ladino não é marombado de academia. Um mago nunca vai ter músculos, um guerreiro nunca vai ser esqueleto (desconsiderem o esqueleto do He-man... Ele é o único esqueleto que eu conheço que tem músculos) e por ai vai.
Também seria extremamente estranho encontrar um Orc magricela. Um elfo obeso... Enfim, a construção da ficha é sistemática e segue quase sempre um padrão. Mas voltando, a raça influi e muito na descrição do seu personagem, não só pela descrição de traços de Raça, como os olhos, orelhas, cor de pele e afins. É mais comum ver um elfo de cabelo claro, os anãos raramente têm cabelos claros. E por ai vai.
Checklist
___ Escolher Classe.
___ Escolher Raça.
___ Como sou.

Sou forte, sou rápido, sou gostoso, esse sou eu.

Após decidir quem você será, como você será, olha de decidir se você pode ser isso mesmo. Hora dos atributos. Embora seja obvio especificar é preciso. Aqui o que mais terá importância é a classe. Não falarei muito pois não quero entrar em detalhes de sistemas. Este é um post geral. Então... Não tenho mais o que falar.
Checklist
___ Escolher Classe.
___ Escolher Raça.
___ Como sou.
___ O quanto eu sou.

Agora acabou. Ufa. Como não acabou?

A parte que alguns não fazem, mas que é divertida e ajuda MUITO. Background. O fundo, a historia do seu personagem. “Um exilado elfo que matou um outro elfo.” não conta como background. Conte seu relacionamento com sua família, um poço da vida dele, de sua participação. Justifique cada ponto de sua ficha aqui. Porque ele é habilidoso com espada. Porque ele é tão furtivo. E por ai vai, acredite, isso ajuda e muito a tornar o personagem mais completo e mais divertido.

Checklist
___ Escolher Classe.
___ Escolher Raça.
___ Como sou.
___ O quanto eu sou.
___ Meu querido diário.

E pronto, temos um personagem completo. Após fazer um personagem completo, pode ser que você se apegue a ele. Se você gostar, não tenha medo de usar de novo, e de novo, e de novo... A cada vez, a tendência é melhorar.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_

Após a demora para eu voltar, aqui venho novamente roubando a idéia da Tifa de post. Provavelmente ainda falarei de personagem no próximo post, não sei ao certo. Parabenizando aos taverneiros por postarem e que continuemos assim.
Antes de colocar a lista do precisa-se, como normal, venho fazer os pedidos normais e mais um. Comente e/ou mande e-mails. Precisamos de Feedback para saber como estamos trabalhando, para saber sobre o que falar. Pode criticar, falar mal e tal. Lembrando que a sua falta de educação poderá acarretar em palavras indesejadas.
E gostaria de pedir que se você gostou, recomende. Embora eu faça propaganda a cada post que é feito, é necessário mais. E a melhor maneira de propaganda para algo como o nosso blog é o boca a boca (teclado a teclado/MSN a MSN – como você quiser). Por isso, se gostou fale de nós.

Então vamos a lista do precisa-se:
Entendidos: Se você entende BEM de um sistema (ver a lista abaixo) entre em contato, precisaremos de ajuda para montar adaptações, não somos exclusivos de um sistema, então queremos apresentar módulos adaptados para uma variedade boa de sistemas, mas eu e o Musashi não dominamos TANTOS sistemas assim, e nem tão bem.
- Daemon
- Storryteller
- Gurps


Está na ordem de necessidade. O trabalho não é difícil, o material para a adaptação provavelmente quem fará sou eu, bastando praticamente analisar e ajudar com detalhes de regras.

Taverneiros: SIM! Precisamos de taverneiros, três ainda é pouco. Precisamos de taverneiros para serem centrados em sistemas, pois já temos dois taverneiros Gerais, não proibindo é claro de que os outros possam postar matérias de conteúdo geral. O número não é regulado.

Interessados nas vagas entrar em contato via e-mail.

Vida longa ao Dragão. Hora de trabalhar.

Um comentário:

Yuji Meio-elfo disse...

Essa série sobre como criar personagens está mesmo bem interessante, enfocando bastante a parte genérica e a essência do personagem. Mas, só pra lembrar e ser chato, pq o original sempre deve se sobressair ao Clone: lembre q nem todos os jogos usam classes, o que eventualmente torna algumas das dicas acima não tão efetivas.
Mas no geral tah bom. Eu é q tou muito pra baixo mesmo e não consegui evitar de achar um defeito xP