terça-feira, 21 de abril de 2009

O Ato de Defesa

Após séculos distante de vocês, meus fiéis leitores. Volto para garantir a diversão de sua tarde, manhã ou noite.

Mas antes da diversão, o trabalho. Estou para fazer isso a quatro séculos. Adicionando nosso mais novo parceiro. Lendas Infinitas. Fórum de RPG, entre, jogue e divirta-se. Há aventuras começando e já rolando. As pessoas com certeza lhe receberão com braços abertos e uma mesa a sua espera. Por isso, cliquem no Button e sejam felizes.



Agora sim... Diversão:

O ato de defesa.


Estava aqui, conversando com meus contatos, em busca da inspiração, embora esteja com outro post em caminho, e me vem um deles e me manda um artigo de uma igreja. Ok, até ai nada errado é comum eu receber essas coisas para ler e tal. Não sou preconceituoso e leio. MAS, quando começamos com a logo sendo assim:

Igreja Internacional” “Onde a salvação é apenas o começo”.

Sério, quem criou isso é um gênio. É bem slogan de uma campanha comercial e tudo mais, CÉUS, essa igreja tem um ótimo gestor de propaganda por trás dela. Claro, que se fosse eu, jogaria esse slogan no radio e na tevê, com algum ator hiper famoso falando e outras coisas. Mas enfim, após ler este brilhante marketing, me vem o titulo do artigo:

RPG’s - A principal arma do capiroto contra os jovens

A arma do CAPIROTO. OK, já comecei a minha situação de desconfiança ai. MAS, como lido com isso direto, li para ver se tinha alguma novidade no que estavam dizendo agora sobre o RPG.
Então vem: “O RPG (Rolling Playing Game - traduzido como “jogo de interpretação de Personagens”)”. O RPG pode ser interpretado como um jogo de interpretação de personagens, mas a tradução é de papel. Fora isso, nada de errado. Continuo lendo o texto deixando isso passar, mas a próxima frase me chama mais a atenção ainda:

Nele o jogador “encarna” na pele do personagem e vive uma aventura. Estas aventuras são todas histórias que envolvem ’seres das trevas’, ‘demônios’, ‘iconografias pagãs’, ‘temas sexuais e adultos’.

Mas é claro, nós encarnamos nossos personagens e vivemos nossas aventuras. Sim, muitas envolvem “seres das trevas” e “demônios” e muitas destas, nós lutamos CONTRA estas figuras maléficas. “Iconografias Pagãs” e se usássemos Deus iriam dizer que blasfemamos sobre o nome sagrado de Deus. “temas sexuais e adultos” CLARO! RPG sem sexo não é RPG, todo RPGista sabe disso.

Tecnicamente, o que artigo fala de RPG em si, acaba ai, o resto é apenas ele falando de RPGs Digitais, que para quem lê a taverna sabe o que este taverneiro acha sobre eles e o RPG. Mas vale citar alguns pontos.

Quando meu filho me pediu um vídeo gueime Playstation, na época eu era leigo no assunto, mal sabia do que se tratava aquele aparelho eletrônico. No seu aniversário lhe presenteei com o tal aparelho. Ele era um rapaz alegre, ia na igreja, jogava bola. Depois que ele se envolveu com rpg’s ficou totalmente mudado.

Primeiro de tudo, por favor, GUEIME, dói o coração. Se até este ponto do artigo eu levava um mínimo a sério, agora nem isso eu conseguia fazer. Pois se percebe que quem escreveu nem ao menos LEU o que escrevia, pois a parte copiada e colada sobre o que vem a ser RPG, ele escreveu GAME, a parte que ele escreve... GUEIME... Mas enfim, continuando, se o RPG veio do vídeo game, sinto informar mas teve um mínimo a ver com o RPG em si. Mas a mudança pode ter sido outra, sinceramente, esses caras tentam falar mal do RPG, mas os sérios falam bem. Psicólogos dizem que RPG ajuda as crianças, porque esses religiosos teimam e falar o contrario?

Um dia lhe flagrei com um jogo chamado ‘Diablo’, que é Diabo literalmente em espanhol. Quando vi aquilo não me contive e atirei o aparelho pela janela e gritei do fundo dos pulmões: - Saia desta casa, Satanás! Ela não lhe pertence. Deixe meu filho em paz.

CÉUS! Se você é um religioso, seu filho tem um Playstation 3, cuidado, ele está lidando com o diabo. Mas eu sei como tirar o ser do aparelho, entre em contato comigo pelo e-mail da taverna e eu pegarei o aparelho para que o diabo não incomode mais seu filho. Voltando ao artigo discutido, se o ser em questão prestasse mais atenção ao que seu filho joga, perceberia que o jogo é CONTRA o “Diabo” e sendo assim, o filho faz as ações do que ele aprende, COMBATE O CHIFRUDO.

“Dungeons n’ Dragons (Caverna do Dragão)
Jogo e Série ambientados no inferno. Nele você combate demônios e os toma como amigos também. Uma bobagem sem fim.”


Ele aprendeu que o desenho “Caverna do Dragão” veio do RPG, EXCELENTE. Mas, parou ai o que ele aprendeu sobre D&D.

Gurps Jogo onde há um ‘MESTRE’, clara referência à Lúcifer. Nele o ‘MESTRE’ comanda os outros jogadores. Vários livros têm temáticas umbandísticas.

EU NARRO! EU SOU DO DEMONIO!

Eu sei que você pensou isso, não se envergonhe, não foi o único. Mas ajudando nosso querido escritor, a figura do “mestre” não é única do GURPS, então, Lúcifer não é propriedade exclusiva do GURPS.

Até aqui, tentei limitar o nível de sarcasmo que utilizei ao citar essa incrível referencia sobre o RPG. Mas a parte a seguir eu não conseguirei fazer o mesmo. Titulo da parte é “RPG e As Drogas”. Algo que muitos aprendem com o tempo, generalizar é o pior erro que qualquer que queira ser levado a sério pode cometer. Ok. Drogas não tem a ver com nada, rock, RPG, jogos e outras coisas, nada disso pode ser culpado pelas drogas. O meio em que a pessoa convive sim é o culpado, andar no meio que naturalmente tem drogas aumenta as chances do ser de usar, agora, não é porque ele joga aquele jogo ou ouve aquela música que ele vai usar as drogas. Qualquer pessoa que sequer fala uma coisa dessas no mínimo não é instruída alem das classes nada divinas que acredita estar pregando.

E por último, o ser nada pensante, fala de MMORPGs. Falando de Mu, e de lan houses, falando que elas são um passo para as drogas. Não sei que lan house o filho dele freqüenta, mas acho que nessa ai nem eu deixaria meu filho sequer entrar.

Por essas e outras, é tão difícil popularizar o RPG. Uma visão fechada do seu mundo divino, sem ser aberto a sequer opiniões que comprovam o que dizem. Não sabendo ser aberto a novas possibilidades de despertar a inteligência. Que no caso de uma igreja que tem um pasto como esse, é a última coisa que ele quer, fiéis inteligentes.
Me limito a isso, quem quiser falar mal, fale nos comentários, se necessário farei outro post anti-preconceito do RPG. Sem citar artigos desse gênero. E passo, para quem quiser antes criar um texto falando sobre algo, procure se informar um mínimo sobre o que você quer falar, pois seu texto pode virar algo como o desse pastor ai...

Quem quiser ler na integra:

http://igrejainternacional.wordpress.com/2009/04/17/rpgs-a-principal-arma-do-capiroto-contra-os-jovens/


-- edit --
Bom, após um comentário eu fui olhar direito o Blog desta igreja que eu citei. O blog em si é um grande Fake. Eu só li a tal notícia sobre o RPG e mais nada. Acabei errando por essa. Porém, embora os textos não sejam tão radicais e idiotas quanto este foi, ainda há textos do gênero contra o hobbie. Então, este post não é completamente excluido, e ficarei mais atento antes de escrever sobre algo também.

Agradecimento ao Raul Dias.

5 comentários:

Hidekee disse...

Realmente, até a parte das Drogas com o RPG dá para rir mto com a "pesquisa" que o pastor fez sobre o assunto. Mas daí a generalizar que RPG leva às drogas, é ofender.

Ser chamado de demônio por um fanático porque mestra (narra) RPG é uma coisa, ser chamado de traficante é outra completamente diferente. Espero que ele receba um processo bonito por isso.

E é bom alertarem a ele que a internet é bem mais "perigosa" do que video gueimes XD

PS: Valeu pela parceria, já adiciono o Taverna no fórum o/

Hidekee disse...

Ah sim, criei um botão já que vc não passou um botão do blog xD

olhe aqui http://lendas.ativoforum.com/users/51/76/29/album/tavern10.gif

Indo no Lendas Infinitas vc pode ver o botão lá o/

Hidekee disse...

Coloquei um botão mais AZUL e adicionei o azul no nome: http://lendas.ativoforum.com/users/51/76/29/album/tavern11.gif

Ah, sugiro mudar o layout para um fundo azul para combinar mais com o nome e não ficar cansativo XD

Raul Dias disse...

CARAS, esse blog é FAKE! Leiam o texto Tentação X Salvação, é zoação pura!

Kirano disse...

Vou ler então, só li esse texto do RPG mesmo do blog. Obrigado pelo aviso.